Como Planejar Sua Cozinha

Na hora de planejar a cozinha, é comum se preocupar com a beleza e modernidade do design, porém é muito importante também se atentar a outros aspectos como funcionalidade, durabilidade e praticidade. Os imóveis de hoje em dia estão ficando cada vez menores e costumam ter cozinhas bem pequenas, então é importante otimizar o espaço para garantir que sua cozinha seja um ambiente agradável e prático. Cozinhar pode se tornar uma atividade gostosa e relaxante em uma cozinha linda e bem planejada, e existem algumas regras valiosas para te ajudar a conseguir exatamente isso.

Para planejar os móveis, você deve se lembrar que existem 4 funções principais numa cozinha: o armazenamento de comida e louças, a limpeza, a preparação e finalmente a cocção dos alimentos. Fica mais fácil planejar o tamanho e função dos armários e nichos quando você já tem as medidas dos eletrodomésticos como a geladeira, o forno e o fogão, cada família tem suas necessidades, então fica a critério de cada um definir o que é melhor: um forno ou cook top e forno, quantidade de bocas, e o tamanho da geladeira. Claro, sem esquecer de respeitar as medidas da sua cozinha, portanto é bom sempre ter a planta do apartamento em mãos.

Quando for escolher a profundidade dos armários, mantenha em mente que o espaço mínimo recomendado para circulação de pessoas é de 60cm, e na cozinha o ideal é que sejam 120cm, para que possam passar duas pessoas sem problemas.

Outro ponto a ressaltar é a importância de bancadas, já que muitas pessoas planejam o espaço e se esquecem de um lugar para preparação dos alimentos é fundamental e o espaço da pia não costuma ser suficiente. Aposte em  pedras para sua bancada, elas garantem a praticidade na limpeza e podem receber superfícies quentes sem estragar.

As cozinhas americanas são muitos populares em apartamentos de menor metragem, e se esse for o caso da sua, nunca deve se esquecer de instalar uma coifa potente para evitar que os cheiros de fumaça e gordura não tomem todo o apartamento.

Uma dica valiosa é se atentar para não obstruir o espaço que existe chamado de “triângulo da cozinha”, que nada mais é do que o espaço entre a pia, o fogão e a geladeira. Por serem os três pontos de uso mais intenso durante o preparo de uma refeição, é imprescindível que haja espaço  suficiente para que circulação entre essas estações seja fácil. Em espaços que é impossível criar esse triângulo, o mais indicado é fazer uma cozinha linear, mas sempre pensando em favorecer circulação de pessoas e isso vai tornar todo seu trabalho de cozinhar muito mais simples.

Garanta também que haja iluminação suficiente, pois todo cuidado é pouco com a higiene na cozinha e enxergar bem os alimentos é indispensável. Além disso, uma boa iluminação aumenta o ambiente e o deixa muito mais bonito.

Com essas dicas, o difícil processo de projetar uma cozinha vai ficar bem mais simples!  E você, tem alguma dica, faria algo diferente do que fez na hora de planejar sua cozinha? Nós queremos ouvir seus comentários e sugestões!


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/lart/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *